sábado, maio 31, 2008

"Uma Equipa. Um texto. Um Blog"

A língua Portuguesa representa a cultura do povo português. Ela reflecte a nossa historia, passada de geração em geração e sendo uma língua viva está em constante mudança. É por isso que a nossa equipa é contra o acordo ortográfico português. Somos da opinião que esta decisão, por parte do governo, é inteiramente política e que são mais as desvantagens do que as vantagens.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem como definição ser um tratado internacional que tem como objectivo criar uma ortografia unificada para todos os países de língua oficial portuguesa. Mas o que parece ser uma ideia extraordinária e inteligente é na realidade uma completa indiferença por parte do nosso governo, pelos costumes e tradições. Sem contar com os prejuizos que irá causar ás editoras de livros e dicionários e a dificuldade para nós, como estudantes, em adaptarmo-nos á nova ortografia.

A unificação da língua poderia facilitar a comunicação entre os povos lusófonos. Mas valerá a pena a unificação, tendo em conta que se poderá perder toda uma riqueza e diversidade, adquiridas ao longo de vários anos? Estaremos dispostos a deixar que nos tirem um pedacinho da nossa Pátria?

Equipa da Comercial 1

3 comentários:

Anónimo disse...

Meuito bem, caríssimos!
Só falta dizer que unificar uma ortografia constitui um erro gravíssimo de lesa-cultura, precisamente qundo, como agora, se pretende fazer com isso a unificação de uma língua. Porque, nesse caso, quer dizer que algum daqueles falares que constituem a riqueza do português, como língua pluricultural e pluircontinental, vai sair prejudicado, quiçá mesmo eliminado. Nada e muito menos uma língua se unifica através de uniformizações mutiladoras.
Com muita amizade
AP

disse...

Muito bem maltinha gosto de ver q se preocupam com estas situacoes!! Surpreenderam-me =)

bjos e abracos

Rafa disse...

É assim mesmo...é necessário acção...ou será ação??