sábado, março 26, 2011

ReVivendo... o Colóquio 2011!


Caros amigos de caminhada, estou aqui para vos falar de um encontro… Uma semana que vivi e que quero partilhar convosco.

Muitos de vós já ouviram falar na “JECI-MIEC” mas provavelmente poucos de vós sabem o que isso realmente significa, certo?! JECI-MIEC é a sigla de Juventude Estudantil Católica Internacional – Movimento Internacional de Estudantes Católicos; é uma plataforma internacional onde o nosso Movimento também está inserido. De vez em quando existem uns encontros organizados por esta plataforma onde se juntam Movimentos de vários países. Eu estive presente num deles, tratava-se de um encontro europeu da JECI-MIEC não era apenas um encontro, era o Colóquio 2011 com o tema “A Educação Integral e a Fé Cristã” que decorreu de 8 de Março a 14 de Março na Lituânia!

Neste encontro estavam representantes de Movimentos de 11 países diferentes! De Portugal foram 5: Cheila Alves, Cristiana Antunes, Márcia Antunes, Joana Martins e o Nuno Wemans que esteve na preparação do Colóquio. Fomos convidadas pela Equipa Nacional para estarmos presentes neste encontro e aceitámos com um sorriso nos lábios!

Posso-vos dizer que foi uma experiência muito enriquecedora a vários níveis! Primeiro porque estar a conviver durante uma semana com pessoas com culturas muito diferentes da nossa é desafiante, aprendemos muito uns com os outros e questionamos os nossos próprios costumes e ideias que temos como certas na nossa cabeça. Conhecemos outras perspectivas sobre os mesmos temas e nas nossas diferenças aprendemos a ser mais tolerantes e a saber ouvir o outro e reconhecer que a sua opinião tem tanto valor como a nossa própria. No fundo, foi com as nossas diferenças que conseguimos construir algo comum neste encontro. Em segundo porque reflectimos, aprofundámos e aprendemos com o tema deste Colóquio. Fez-nos pensar naquilo que nós queremos que seja a Educação e com que objectivo é que ela deve funcionar (se estiverem interessados em saber mais sobre a Educação Integral e sobre as conclusões e planos de acção do Colóquio falem comigo). Por último orgulho-me de ter vivido esta semana no contexto em que foi, fui em Movimento e como Movimento que sou recebi, partilhei, cresci, encontrei-me com os outros e com Ele e assim se escreveu mais uma página nesta História que nunca pode ser travada (mas uma página que dava um livro!).

Em jeito de conclusão quero só acrescentar que as minhas companheiras de viagem são as melhores! Mas as aventuras que nós vivemos… ui, essas já davam outro livro! :)

Isto tudo para vos dizer que espero que também vocês possam ter uma experiência como esta um dia. Quando assim for, agarrem-na e vivam-na!

Até já, caros amigos!

Beijinhos e abraços,
Joana Martins

Palavras – chave:
23 horas à espera no aeroporto em Londres; Kaunas; Neve! Muita neve; Calor; Oração nossa; quarto 208 – o nosso quarto; Poço mágico; Tic-tac SWITCH; Oira Oira; a comida boa (ou não!); nicknames e top 5’s … etc!

1 comentário:

aestrelaquequeriavoar disse...

Marta gosta muito =D*